A realidade aumentada é um tipo de interface avançada que permite, ao usuário, ver, ouvir, sentir e interagir com informações e elementos virtuais inseridos no seu ambiente físico, através de algum dispositivo tecnológico.
Uma forma bem simples de criar a realidade aumentada é usando um computador comum com uma webcam e um cartão de papel com uma figura desenhada sobre ele. Com um software apropriado, o computador consegue visualizar e analisar a figura impressa no cartão de papel, identificando-a e descobrindo sua posição e inclinação no espaço. Essas informações permitem que textos e objetos virtuais tridimensionais, animados ou não, sejam atrelados à posição do cartão de papel.
Inicialmente, a realidade aumentada está sendo utilizada para divulgação de produtos, permitindo que o usuário, em frente ou ao lado de uma webcam, possa ver, no monitor, o produto virtual na sua mão ou próximo de si. Assim ele pode observar o produto virtual e interagir com ele, fazendo-o funcionar ou experimentando-o.
Como exemplo pode se citar decorações de interiores, escolha de roupas, funções de eletrodomésticos e carros.
Muitas marcas/empresas já adotarão essas estratégias de marketing e provocando a satisfação das pessoas em serem surpreendidas.
As vantagens da realidade aumentada estão na alteração de transparência permitindo a visualização das partes interiores, na alteração da escala de dimensão permitindo ver objetos grandes ou muito pequenos, na alteração de escala de tempo possibilitando ver animações lentas ou muito rápidas e fazendo com que o ambiente físico seja potencializado com elementos virtuais.