Filtros da Percepção

É a manipulação de imagens com algoritmos que promove ilusões visuais surpreendentes e também explica como nosso sistema visual decompõe o que vê em diferentes freqüências espaciais 


O Pintor espanhol El Greco era chamado de louco e incompetente, ou divulgavam que as figuras deformadas e estranhamente assimétricas que ele pintava não eram seu estilo, mas fruto de uma doença na visão, o astigmatismo



Olho Humano

Córnea é a parte anterior transparente e protetora do olho dos vertebrados. Fica localizada na região polar anterior donosso globo ocular. A córnea e o cristalino têm a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa. São as lágrimas que mantêm a córnea úmida e saudável

Uma córnea normal é redonda e lisa, como uma bola de beisebol. Com o astigmatismo, a curvatura da córnea fica mais ovalada, como uma bola de futebol americano. O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia. 

Definição de freqüência espaciais  

Freqüência espacial é o número de ciclos (listras claras e escuras) por unidade de espaço, que em percepção visual da forma foram convencionalmente denominados ciclos por grau de ângulo visual (cpg). O contraste é definido pela relação entre a diferença da luminância máxima e luminância mínima dividida pela soma das duas.
As freqüências espaciais “altas” se referem aos detalhes, aos traços finos de uma imagem. Já as freqüências espaciais “baixas” estão nas linhas largas e nas bordas embaçadas. 

Mudança de expressão


Se você se afastar a cerca de 2 metros verá que a mulher da esquerda “sorri“ e a da direita parece “mais calma“
 


Adaptado de DR. Angry and MR. Smile: When categorization flexibly modifies the perception of faces in rapid visual presentation. P. G. Schins e  A. Olivia, em “Cognition”, Vol. 69, Págs. 243-265
 


Enigma da Gioconda
   

Leonardo da Vinci parece ter descoberto há muitos séculos e pelo qual provavelmente ficou fascinado: um retrato que parece vivo porque sua expressão fugaz, graças a peculiaridades de nosso sistema visual, hipnotiza os seres humanos há gerações. Vistos em conjunto, esses experimentos mostram que a percepção é muito mais do que o olho vê. Eles demonstram que a informação visual em freqüências diferentes pode ser extraída de uma imagem por canais neurais independentes e recombinadas em estágios diferentes do processamento para criar a impressão final de uma imagem única na sua mente.
Isso ocorre porque quando se olha cuidadosamente a  boca da Mona Lisa ,o sorriso não é evidente. Mas quando olhava para a periferia da imagem, ele voltava, e em seguida desaparecia à medida que seus olhos o focalizam. Por causa do sombreamento nos cantos da boca, o sorriso enigmático só é percebido quando as freqüências espaciais baixas são dominantes, e isso só ocorre quando você olha sorrateiramente para a boca da Gioconda. 

















MARGARET LIVINGSTONE HARVARD MEDICAL SCHOOL


Vilayanur S. Ramachandran e Diane Rogers-Ramachandran Trabalham juntos em estudos de percepção visual do Centro para Estudo do Cérebro e da Cognição, da Universidade da Califórnia, em San Diego.

-Ramachandran é autor de Phantoms in the Brain, ex-bolsista da Universidade de Oxford e ganhador, entre outros prêmios, da medalha Ariëns Kappers, concedida pela Academia Real de Artes e Ciências da Holanda. Foi convidado também para as palestras Reith da BBC em 2003.

-Rogers Ramachandran foi pesquisadora da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.