Ferdinand Saussure





Foi um linguísta e filósofo suíço cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência e desencadearam o surgimento do estruturalismo. Além disso, o pensamento de Saussure estimulou muitos dos questionamentos que comparecem na linguística do século XX.

Entre suas principais contribuições estão:
A definição de dicotomias como língua escrita e língua falada, sincronia e diacronia, sintagma e paradigma, significante e significado, além da teoria do valor e dos anagramas.

Língua Falada x Língua Escrita

 
Língua escrita e língua falada são dois sistemas de signos distintos; a única razão de ser do segundo é representar o primeiro.
Enquanto que a língua escrita pertence a um conjunto fixo de convenções a língua falada pertence ao universo pessoal de cada um e por isso pode ser imprevisível.







Significante x Significado

 
O significado é o conceito-imagem, ou a idéia da coisa representada, enquanto que o significante seria uma espécie de imagem acústica que propõe a existência de um som psíquico que conteria em si o que conhecemos comumente por significado.




Os Anagramas
Saussure acreditava que as palavras poderiam encerrar significados dentro delas mesmas. Esse é o princípio do anagrama largamente explorado pelo linguísta. Um anagrama é uma desconstrução seguida da recriação de um novo signo.

Anagram
Raga Man
Agar Man
A Mag Ran
A Gram An
A Nag Ram
A Nag Mar
A Nag Arm
A Rang Ma
A Rang Am
A Rag Man
A Gar Man
Rag Ma An
Rag Am An
Gar Ma An
Gar Am An